quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Por causa do filtro vazio a Dona Lu Alckmin vai votar na DILMA!!


Hoje eu levei uma bronca da minha mulher.  Mas foi uma bronca feia. Uma daquelas broncas que fazem o pobre homem sentir-se o vice-treco do subtroço, como diz o Prof. Cortella. A razão da bronca foi simples. Eu tomei toda a água que restava  no filtro e não enchi o filtro novamente.

Temos um desses filtros de barro. A parte de baixo é de barro e a parte de cima é de plástico transparente. Então dava para ver que a parte de cima estava vazia. E da parte de baixo, pela torneirinha não saía mais água. Vazio embaixo e vazio em cima. E o lindão aqui, tomou o último caneco de água filtrada e não encheu a parte de cima. Para quê? É claro que eu não vou repetir aqui tudo que eu ouvi, diante da gravidade do meu ato. Diante do meu egoísmo, diante da minha inépcia, da minha atitude pusilânime de deixar todas as outras pessoas dessa casa sem água filtrada. Concordo que o que eu fiz foi mesquinho e irresponsável. E como é mais fácil obedecer do que entender (como diz o sábio Guimarães Rosa), engoli minha água em seco, dei  meia volta e enchi o filtro. Mas não teve jeito. Continuei ouvindo, afinal de contas agora todo mundo da casa que quiser beber água vai ter que esperar a água ser filtrada, para depois ser bebida. Eu até pensei em falar que se alguém estivesse com sede mesmo, era só beber água da torneira. Mas como eu já estava sem razão, se eu ousasse em sugerir que todo mundo bebesse água da torneira ou água da mangueira, aí eu seria trucidado.

Mas enquanto eu enchia o filtro eu continuei ouvindo aquela ladainha mais uma vez: “Você é um irresponsável.  Você não viu que a água estava acabando?? Por que você não encheu o filtro antes de beber? Eu já  falei que toda vez que você beber água do filtro, não custa nada você encher o recipiente de cima, se ele já não estiver cheio. Já que tinha pouca água, por que você não perguntou se as crianças queriam beber, antes de você atacar o filtro e não deixar água para mais ninguém? Agora vai demorar quase uma hora para encher o filtro de novo. Se chegar alguém aqui em casa não vou poder oferecer nem água. Se aparecer um mendigo pedindo água, nem isso eu vou poder dar para o pobre coitado. E se eu tivesse que cozinhar agora? Você quer que eu use água da torneira? E para o suco que eu iria fazer para as crianças levarem para a escola? Posso fazer com água de torneira, posso?”

Mas como tudo tem um lado bom e eu sou um otimista por natureza, enquanto ela continuava a reclamar naquele tom monocórdico, eu comecei a divagar  e  pensei comigo mesmo: “Ainda bem que eu não sou o Alckmin. Afinal aqui em casa apenas  6 pessoas vão ficar uma ou duas horas sem água filtrada para beber, por causa da minha irresponsabilidade. O Alckmin vai deixar mais de 10 milhões de pessoas sem água para beber, cozinhar, lavar roupa, tomar banho, lavar o carro, molhar as plantas, escovar os dentes. E os hospitais? Como vão ficar os hospitais sem água? As escolas?"

Aí enquanto eu enchia o filtro eu fiquei imaginando a bronca que a mulher do Alckmin estaria dando nele porque ele deixou todo o sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo secar. E confesso que achei muita graça. Pensei comigo... se fodeu rsrs.  A bronca que a mulher daria nele seria pelo menos 10 milhões de vezes pior que a bronca que a minha mulher está me dando. Egoisticamente, eu só estava pensando na bronca que eu acabei de levar e comecei a  rir da bronca que o Geraldinho levaria da Dona Lu Alckmin. Fiquei imaginando tudo que a patroa dele diria: “Onde já se viu? Você vai deixar milhões de pessoas sem água, sem banho, com bafo-de-onça?”

E o Gegê diria para a D. Maria Lúcia: “Mas amorzinho, parou de chover! Que culpa tenho eu se parou de chover!” 

E ela diria para ele: “Acorda Geraldo! Você é governador do estado mais importante desse país. Como é que você dá um vacilo desse! Você está pensando que o sistema Cantareira é um filtro desses de barro, que você coloca em cima da pia da cozinha e vai lá e enche quando você quer? Se o filtro esvaziar,  a gente enche e depois de uma hora a gente já tem água filtrada de novo. Na pior das hipóteses, a gente bebe água da torneira. Para o lanche das crianças, a gente faz um suco de groselha com água da mangueira mesmo. O que não mata engorda. Mas o que eu quero mesmo é saber como é que seus assessores não te orientaram a respeito disso? E a Sabesp o que que ela fez para manter o sistema em ordem?  O Estado deveria ter acompanhado tudo que estava planejado para ser feito para manter em segurança a manutenção do serviço de água para a região.  Mas o que foi que você fez? Me diz, me diz?? Você é médico! Ou você se esqueceu disso? Você é médico. Parece que você está anestesiado! Você sabe muito bem a importância que a água tem para a saúde das pessoas. Sem água e sem higiene adequada vai ter muita criança doente, com desidratação... ainda mais nesse verão que está chegando. Imagina só esse calorão todo e as pessoas sem água para beber, para se lavar, para atender suas necessidades básicas”.

Ele, tentando se desculpar: “Amor, eu estava em campanha para nossa reeleição!”

Dona Lu Alckmin:  “Tá bom. E porque você estava em campanha, a gente pode deixar  milhões de pessoas  com sede? Enquanto o Lula irriga o Nordeste para acabar com a sede, fazendo aquela obra monumental da transposição do rio São Francisco, você aqui, governando o Estado mais rico da Federação se distrai com  a sua campanha e deixa todo mundo sem água? É assim que vocês vão fazer campanha para o candidato de vocês? Já estou até vendo: O PSDB do FHC deixou o Brasil sem energia elétrica. O PSDB do Alckmin deixou São Paulo sem água. E o Aécio vai deixar o Brasil sem o quê? Sem os dois? Sem combustível?  Sem escola? Enquanto você faz campanha, você deixa o Estado de São Paulo sem água? Isso é um absurdo. Deixar toda a população sem aquilo que é o mínimo para a sua sobrevivência. Você é médico e apronta uma dessa!!  Sem comida a gente se vira uns dias. Sem combustível podemos ter muitos problemas.  Sem avião também ninguém morre. Sem internet. Sem TV. MAS SEM ÁGUA? Geraldo, nós precisamos de água todo dia. É isso que vocês do PSDB vão fazer com o Brasil? Afinal se você conseguiu deixar São Paulo, o Estado mais rico, sem água, já pensou se vc fosse governador de um estado do Nordeste, que catástrofe seria? Se vc fez isso aqui em São Paulo, eu não quero nem imaginar o que vocês vão fazer com o resto do país!!  Aliás eu nem sei como é que os paulistas te re-elegeram!! Você deixou os paulistas e os paulistanos sem água e você ainda foi re-eleito. Quer saber, eu vou votar é na DILMA!

E enquanto minha mulher continuava me dando a bronquinha dela por causa do filtro aqui de casa,  eu só pensava na Dona Lu Alckmin passando o maior sabão no Governador. E eu só pensava comigo... “...se fodeu, se fodeu...!! Antes ele do que eu!!”  Fiquei blindado da bronca da minha mulher, imaginei o Geraldo levando o maior esculacho da mulher dele e pronto eu estava feliz... De repente eu estava enchendo o filtro e estava rindo... Mas aí piorou tudo, porque eu tive que ouvir a pergunta fatídica que me retirou do meu transe:

“Rubens, do que é que você está rindo?? Posso saber do que você está rindo? Você está rindo de mim? Você acha engraçado o que você fez?  Rubens, você está me ouvindo? Rubens você  ouviu o que eu disse?”

“Ahn?” disse eu.

Ela: “O que foi que eu disse para você?”

Eu respondi: “Nada”

Ela: “Como assim eu não disse nada? Você não ouviu NADA do que eu disse?”.

Eu: “Ouvi, ouvi sim amor. Claro que ouvi. Eu só disse que eu não estava rindo de nada!

Ela: “Como você pode estar rindo de nada. Eu estou te dando uma bronca desse tamanho. Você deveria é estar envergonhado e você está rindo? Qual é a graça?

E eu disse ... “Nada, não é nada! Deixa para lá”.


Então, mais emburrada ainda, ela virou, saiu andando na direção oposta  e me disse: “Vou te falar uma coisa, ainda bem que você não é candidato a nada, PORQUE  VOCÊ É PIOR QUE O ALCKMIN!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354A1