quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sete mandatos do PSDB em SP pode? Oito mandatos do PSDB em Taubaté pode? Quatro do PT não pode?



TRIMMMMM. TRIMMMM.

Tocou o telefone 20h30 do dia 26 de outubro. É claro que o barulho não foi TRIMMMM. Mas esta é a única onomatopeia que eu sei para indicar por escrito o toque do telefone. Na verdade a música que tocou foi um trechinho da Cancion por la Unidad de America Latina: “Já foi lançada uma estrela, prá quem souber enxergar, prá quem quiser alcançar e andar abraçado nela” rsrsrs.
Era um grande amigo meu aqui de Taubatexas. Puto da vida e indignado com a vitória da presidente Dilma.
Era o que eu menos esperava, uma ligação de um amigo, aecista, indignado e raivoso com a derrota do candidato dele. Logo de cara ele foi dizendo, como se toda a culpa pela reeleição da Dilma fosse minha e apenas minha:
- Rubão, sou eu. Cara eu estou indignado que vc tenha votado na Dilma. Eu não entendo. Vc é inteligente, é rico, é advogado, doutor em filosofia e votou na Dilma. Onde vc está com a cabeça??? Já pensou? Mais 4 anos de PT? Tudo isso vai dar 16 anos. Vai dar mais tempo que o Getúlio Vargas!! E blá, blá, blá... Se o Lula se candidatar de novo serão mais 8 anos e vai dar quase o mesmo tempo de ditadura militar!!! Aqui em Taubaté 75% das pessoas votaram no Aécio! E vc votou na Dilma. Vc é louco RUbão? Vc é louco??
- Calma meu amigo. Vamos começar do começo... “Boa noite! Como vai vc? E a família?”
- Ah... aqui em casa tá todo mundo com raiva.
- Então deixa eu te falar umas coisas. Em primeiro lugar: EU ESTOU FELIZ PRÁ CARALHO!!! KKKKK. Aqui em casa tá todo mundo super feliz!! Em segundo lugar eu quero agradecer pelos elogios inteligente, rico, “doutor advogado”, “doutor filósofo”, só faltou lindo, gostoso e maravilhoso. MUITO OBRIGADO POR TANTOS ELOGIOS. Eu já estava pensando que vc iria me pedir em casamento, mas eu sou um moço comprometido... e vc não faz muito o meu tipo.
(Não sei se todo mundo sabe, mas as mulheres quando se odeiam, elas se elogiam em voz alta, mas sussurram os maiores insultos umas contra as outras. Já os homens, entre amigos, a forma mais pura, sublime e sincera de mostrar amizade é se insultando: “Fala aí seu fi..., seu v... Ah quanto tempo vc não aparece....” Então os palavrões dirigidos a mim pelo meu amigo, na verdade não eram verdadeiros insultos. Mas era a forma carinhosa de amigos homens se tratarem).
Então ele disse:
- Ah, vai se f... Eu tô puto da vida. E vc fica me tirando.
- Peraí, foi vc que ligou para minha casa para me encher o saco. Vc não me ligou para saber porquê eu votei na Dilma. Aliás, vc já sabia que eu votaria nela. Se vc quisesse mesmo saber, teria ligado antes. Vc só está me ligando para desabafar!! Só está me ligando porque vc está tristinho! E porque o seu candidato perdeu!!
- É mais ou menos isso mesmo. Estou com muita raiva. Mas eu não entendo. 75% dos taubateanos votaram no Aécio e vc votou com a minoria. Vc... um cara super esclarecido !!
- Veja amigo. Já que vc me jogou na vala da minoria, eu sou mesmo minoria. Se eu sou tudo que vc acabou de dizer sobre mim, e foi vc que disse isso tudo, eu sou minoria mesmo. Sob esse aspecto eu concordo com vc. Talvez 95% dos cidadãos dessa cidade não tenham a formação que eu tenho e portanto, vc está certo. Então nada mais lógico que eu como minoria, tenha votado como minoria. Qual o problema?
- Rubão, vc sabe do que estou falando. Não me venha com esses seus argumentos filosóficos para tentar me enrolar, que vc não vai me enrolar.
- Cara, foi vc que disse que eu era inteligente, lindo, sensacional, bonito, gostoso...
- Isso eu não disse não.
- Tudo bem... Eu só estou tentando aperfeiçoar o seu argumento rsrsrs.
- Porra cara eu te liguei para falar sério e vc ainda está tirando uma com a minha cara.
- Claro que estou. Vc está puto da vida. Eu estou super feliz. Situação ótima para tirar com a sua cara. Mas vamos lá... O meu argumento não está errado. Se vc disse que eu sou minoria, e foi vc quem disse isso, nada mais lógico que o meu voto esteja com a minoria. O que torna o meu voto extremamente coerente com a minha condição.
E eu continuei...
- Mas vc não me ligou, como eu já disse, para saber porquê eu votei na Dilma. Vc só me ligou para desabafar, porque vc está precisando de um ombrinho amigo, está tristinho, está com esse mimizinho e não sabia para quem ligar. Aí ligou para o Rubão. Foi ou não foi??
- Vai se f...
- Mas deixa eu te falar uma coisa. Aliás três coisas. O meu candidato a prefeito perdeu aqui em Taubaté. E depois da derrota do meu candidato, eu não te liguei tristinho, nem fiz como estão fazendo lá no facebóqui, pedindo o impeachment do prefeito ou a divisão de Taubaté em distritos conforme as zonas eleitorais em que meu candidato ganhou. O meu candidato a governador perdeu, e eu não te liguei puto da vida, falando isso ou aquilo do candidato que ganhou, que por sinal era o seu candidato. E nem pedi que as cidades em que o Alckmin perdeu pudessem se separar do estado e se tornar um outro Estado da região Sudeste. O meu candidato a senador também perdeu, e nem por isso eu te liguei no domingo à noite para te infernizar a vida. Agora só porque o seu candidato a presidente perdeu, vc vem acabar com a minha alegria e ficar me aporrinhando?!?! Vai se ferrar vc!!
(Lembrem-se ... vcs que estão lendo... amigos verdadeiros quando se falam carinhosamente, eles se insultam... Eu só estou aqui reproduzindo da forma mais fidedigna possível o diálogo que tivemos)
E segui...
- Então vc só ficaria feliz se os SEUS candidatos a prefeito, governador, senador e presidente, tivessem ganhado?? Ninguém mais pode ganhar a eleição, que agora começa essa conversinha de secessão e impeachment? Como alguém diz por aí... “se vc não sabe brincar, não desce para o play”, pôrra.
- É Rubão, mas vc sabe que para que um regime democrático alcance sua perfeição é necessário que haja mudanças. Estou certo ou estou errado?
- Cara, eu acho que vc é mais inteligente do que eu. Pena que vc não sabe disso. Mais uma vez eu concordo com vc. Vc percebeu que até agora nós não discordamos em nada? Mas eu não te entendo. Afinal vc queria mudança não queria?
- Queria não. Eu quero.
- Então porque vc votou no Alckmin aqui em São Paulo? O Covas teve dois mandatos seguidos. Ele morreu, o Alckmin tomou posse depois foi reeleito. Para o Alckmin concorrer à presidência, ele renunciou e entrou o Cláudio Lembo. Depois veio o Serra. E depois do Serra veio novamente o Alckmin por dois mandatos consecutivos. De 1995 a 2018, vai dar 23 anos de PSDB em SP. O Alckmin vai ser governador de SP pela QUARTA VEZ. E vc fica me enchendo o saco porque a Dilma foi eleita pela segunda vez? 23 anos pode. 16 anos não pode? O Alckmin, quatro vezes pode. A Dilma, duas vezes não pode?
- É mas aí é diferente.
- Diferente por quê? Então me diga, porque vc votou aqui em Taubaté no filho do Bernardo Ortiz que começou a governar esta cidade em 1983, há trinta anos, e desde então todos os candidatos eleitos foram os candidatos do próprio Bernardo. Só para refrescar sua memória: a primeira eleição do Engenheiro Bernardo Ortiz foi em 1983. Depois do Bernardo foi eleito o seu candidato, o Eng. Salvador Khuriyeh. Depois do Salvador, o Bernardo Ortiz foi eleito pela SEGUNDA vez. E após a segunda eleição do Bernardo Ortiz ele conseguiu novamente eleger o seu candidato, o seu sobrinho Sr. Mário Ortiz. Depois do Mário, o Bernardo foi eleito pela TERCEIRA vez. TERCEIRA VEZ!! E depois desta terceira vez, novamente, também, pela TERCEIRA vez o Bernardo conseguiu eleger o seu candidato: o sr Engenheiro Roberto Peixoto que foi eleito por dois mandatos consecutivos. E finalmente, agora, quem é que governa a cidade ?? O Bernardo Júnior. O que é praticamente o QUARTO mandato do mesmo prefeito, pois muita gente por aqui diz que quem governa mesmo a cidade é o Bernardo (pai). De 1983 para cá nós temos 31 anos com a mesma linhagem política. Somando tudo vai dar 33 anos. 33 anos em Taubaté pode? E vc vem me falar de MUDANÇA? Sendo que vc sempre votou nos mesmos candidatos??? E depois o LOUCO SOU EU!!! E depois sou eu que não quer MUDANÇA?! BERNARDO, candidato do BERNARDO (Salvador), BERNARDO, candidato do BERNARDO (Mário) , BERNARDO, candidato do BERNARDO (Peixoto) , candidato do BERNARDO (Peixoto), BERNARDO (Jr). São oito mandatos consecutivos, sem alternância nenhuma. E vc vem me falar de mudança!! Teve um petista lá no facebóqui que disse assim: “Nós queremos mudança... eles governaram por 500 anos, agora é nóis!!! Rsrs”.
- Eu vi essa postagem.
- Então amigo... a política é assim! Vc está chateadinho e liga para me encher o saco, mas não consegue perceber qual é a situação aqui em SP, nem aqui em Taubaté. Graças a Deus que pelo menos, no plano do Governo Federal, nós estamos conseguindo fazer algo diferente. Assim há um equilíbrio de interesses e nem todos ficam absolutamente marginalizados.
- Mas cara, eu não gosto do PT.
- Não tem essa de gosto ou não gosto. Eu também nunca gostei desses prefeitos de Taubaté e nem por isso eu tive essa atitude sua. Agora veja só, ... apesar do governo federal não ser dos mesmos partidos que governam o estado de SP, nem a Prefeitura de Taubaté, várias políticas públicas de responsabilidade do governo federal atingem a cidade. Não é porque a prefeitura não é do PT, que ela fica segregada, por exemplo, do Bolsa Família, do PROUNI, do Fies. Vc conhece FULANA de tal??
- Conheço!
- Cara, ela está indo para Harvard, ela está indo para o MIT pelo Ciência sem Fronteiras.
- Pôrra!! É mesmo?
- Se o Governo Federal não fosse do PT esse programa não existiria e ela não teria essa oportunidade. Então esse alinhamento planetário, digo, PARTIDÁRIO, que vc quer não existe e nem é motivo para vc ficar falando merda pedindo a separação do sul do país do resto do país... Quanta bobagem. Aliás essa é outra falácia.
- Por quê ?
- Claro essa forma de apresentar o mapa dividido em estados vermelhos e estados azuis passa uma mensagem errada. Fica parecendo que todas as pessoas dos estados vermelhos votaram no PT e todas as pessoas dos estados azuis votaram no PSDB. Não, cara!! Essa distinção de cores é só para indicar os estados em que um e outro ganharam. Do jeito que aparece na televisão fica parecendo que ninguém de SP votou no PT e que ninguém do Maranhão votou no Aécio. Portanto essa apresentação em duas cores gera uma impressão muito errada do que de fato está acontecendo. É uma apresentação simplista, estatística que mal interpretada gera esses comentários idiotas que se repetem e viralizam na internet.
- Quer saber? Eu te liguei para desabafar mesmo. Mas vc está me deixando com mais raiva!!
- Por quê? Só porque vc está sem razão? Vc queria que eu te dissesse o quê? Que vc tem razão? É claro que eu não te diria isso. Sabe por quê? Porque no fim das contas, quando a gente discute futebol, religião e política, nós estamos falando de assuntos que envolvem preferências, crenças e interesses pessoais. Não há um raciocínio cartesiano, matemático, estatístico que tenha o poder, por si só, de derrubar nossas paixões, nossas preferências familiares e subjetivas. Por nada desse mundo eu conseguiria convencer vc de algo diferente e por nada desse mundo vc me conseguiria convencer daquilo em que eu acredito. O problema é que vc acha que seus argumentos são racionais e eu acho o mesmo dos meus argumentos. Então vc vai curtir a sua fossa, que eu vou curtir minha alegria. Da mesma forma que vc ficou muito alegre quando o seu prefeito ganhou, o seu governador ganhou e o seu senador ganhou. E nem por isso eu fui te encher o saco por causa disso. Agora é a minha vez de ficar alegre. Aliás, sabe o que eu vou fazer... eu vou contar no facebóqui que vc me ligou porque estava tristinho só porque o seu candidato perdeu a eleição.
- Vc não é louco de fazer isso.
- Fui. Sonhe com a Dilma! Amanhã cedo vc vai ler a sua historinha tristinha no facebóqui. Boa noite. Dá um beijo na patroa e nas crianças que eu tenho que escrever essa história agora! Vou te mandar também por email!! rsrs
Falam que a melhor forma de diminuir o seu mau humor é deixar outra pessoa de mau humor. Meu amigo tentou comigo, mas não conseguiu. Pois eu estou muito feliz com a eleição da Dilma.
Quanto ao meu amigo, eu acho que ele foi dormir mais nervoso ainda. Eu vou precisar aguentar o PSDB pelo menos por 23 anos, porque ele não pode aguentar o PT por mais 4?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354A1