terça-feira, 4 de novembro de 2014

Lá vão os grandes ladrões enforcar os pequenos ladrões. Os pequenos ladrões, se furtam são enforcados. Os grandes ladrões FURTAM E ENFORCAM.




Muitos dos meus amigos e colegas que me interpelaram aqui nesses últimos dias sempre me questionaram sobre a CORRUPÇÃO DOS PETRALHAS. A todos eles eu dei a mais completa razão. NINGUÉM ESTÁ AUTORIZADO A ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO. NEM O PT. NEM O PSDB, PV, PSOL, PMDB, MDB, ARENA,... NINGUÉM.
Mas para mim toda a questão é um problema de perspectiva. E quem me ajuda a perceber esta perspectiva é o ANTONIO VIEIRA, com um texto do ano de 1655. O texto é simplesmente LINDO, MARAVILHOSO. O sermão do BOM LADRÃO foi proferido em Lisboa. O texto é facilmente encontrado na íntegra na internet.
No link anterior eu coloquei meu pedaço preferido.
Mas aqui vou fazer apenas alguns recortes.
Como eu disse agora a pouco para o meu colega PABLO CORTES, infelizmente essa corrupção endêmica, sistêmica e histórica é atávica. Ainda vamos demorar algumas gerações para superá-la. Nada justifica a corrupção presente no governo do PT. NADA. Mas comparando a tudo que foi extorquido do nosso país ao longo de todos os anos do PSDB, os petralhas são ladrões de galinha.
Como dizia, o Pe. Vieira, o PSDB está reclamando de toda essa corrupção do PT, porque na verdade o PSDB quer roubar é sozinho. "Roubando" as atualíssimas palavras do Toninho Vieira,
FULANO DE TAL "está sempre ocupado em duas coisas: em castigar furtos, e em os fazer. Isto não era zelo de justiça, senão inveja. Queria tirar os ladrões do mundo para roubar ele só!"

"O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres".
Piratas são os petistas. Os Alexandres são os oligarcas do PSDB.
Com a Palavra o Pe. Antonio Vieira:
"Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício: porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim:
BASTA, SENHOR, QUE EU, PORQUE ROUBO EM UMA BARCA, SOU LADRÃO, E VÓS, PORQUE ROUBAIS EM UMA ARMADA, SOIS IMPERADOR? ASSIM É. O ROUBAR POUCO É CULPA, O ROUBAR MUITO É GRANDEZA: O ROUBAR COM POUCO PODER FAZ OS PIRATAS, O ROUBAR COM MUITO, OS ALEXANDRES.
Com a Palavra o Pe. Antonio Vieira:
"Não só são ladrões, diz o santo - o Basílio Magno - , os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com mancha, já com forças roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor nem perigo: os outros se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam.
"Diógenes que tudo via com mais aguda vista que os outros homens viu que uma grande tropa de varas e ministros da justiça levava a enforcar uns ladrões e começou a bradar: lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos... "
É igualzinho... alguém do PSDB já foi efetivamente condenado? Apenas petistas foram condenados. É como disse o Padre Vieira... lá vão os grandes ladrões enforcar os pequenos ladrões. Os pequenos ladrões, se furtam são enforcados. Os grandes ladrões FURTAM E ENFORCAM.
Se Diógenes estivesse presente nas sessões do STF em que se julgaram os culpados pelo mensalão, Diógenes teria subido na tribuna e gritado: "lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos... "
Não estou defendendo os pequenos ladrões. Só estou dando perspectiva ao problema da corrupção em grande escala no governo e na administração pública brasileiros.
O Padre Vieira cita Sêneca:
"Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades e interpretar as significações, a uns e outros definiu com o mesmo nome: Se o rei de Macedônia, ou de qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome".
Portanto, reitero que as discussões sobre corrupção estão sendo abordadas com instrumentos errados. A corrupção encontrada no PT perto de tudo aquilo que foi feito pelo PSDB é MICROSCÓPICA (Mensalão = menos de cem milhões. Metrô de SP = mais de 2 bilhões de reais). E esta comparação poderia ser feita com todos os outros escândalos do PSDB.
A venda da Vale por um valor inferior ao que havia em carteira. Olha que absurdo. Alguém lembra desse absurdo. Imaginem que eu tenha uma carteira de couro, linda, Armani. Ela custa R$ 1000,00. E dentro da carteira há R$500.00. e eu vendo a minha carteira Armani que vale R$ 1000,00 e que tem R$ 500,00 dentro, por apenas R$ 200,00. A venda da VAle foi realizada por um preço a menor do que ela tinha em carteira. Ninguém se lembra disso. Essa privatização ocorreu quando?? Quando?? Tanam!!!!
Muitos de nós estão utilizando instrumentos errados para enxergar o que aconteceu no Brasil. Quando queremos ver objetos muito grandes que estão muito distantes nós utilizamos um TELESCÓPIO. Quando quero ver a LUA ou SATURNO, eu chamo meus filhos, levamos o meu TELESCÓPIO BUSHNELL para a Varanda e conseguimos ver aquelas imagens fantásticas de objetos que são enormes mas estão muito longe de nós.Quando queremos ver coisinhas pequenas, formiguinhas mortas, pedaço de pele, saliva, pedras de sal... coisinhas pequenas que estão muito perto utilizamos o MICROSCÓPIO DE ESTUDANTE que temos aqui em casa.
Nessa algazarra toda, o PSDB quer que troquemos de instrumentos. Quer que vejamos os rombos e os roubos gigantescos que eles fizeram, anos atrás, com um MICROSCÓPIO. E ficam mirando nos roubos de bagatela do PT com um TELESCÓPIO MAIOR QUE O HUBBLE. Resultado... são imagens distorcidas. Pois não dá para fazer nem uma coisa nem outra.
No fim das contas ladrões são ladrões. Não queremos nem pequenos nem grandes.Mas como dizia Santo Agostinho: "o buraco é mais embaixo".E há muito mais coisa que poderia ser dito sobre esse aspecto da corrupção e tantas outras coisas mais.
Mas eu só insisto em ficar aqui gastando meu tempo, porque eu percebi que muitos conhecidos, muitos ex-alunos e alguns parentes, entraram em contato comigo, dizendo que estavam indecisos, não sabiam em quem votar, e que por causa dos meus singelos esclarecimentos na time line ou inbox, decidiram seu voto pela DILMA. Porque passaram a enxergar uma ou outra pequena coisa para além da impressa marron vejista. Pessoas que despretensiosamente me disseram... "vc me ajudou a decidir".
Além disso, muitas pessoas muito próximas a mim não vão votar como eu vou votar. E não estou fazendo nenhum tipo de patrulhamento. Escrevo aqui, apenas porque tenho certeza que consegui ajudar várias pessoas a decidirem em quem votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792354A1